Segundo a Pesquisa Perfil das Transportadoras 2018 mais de 40% das empresas do setor ainda usam planilhas como principal ferramenta de gestão. Esse número deixa evidente que simplificar processos operacionais é uma necessidade para acompanhar o crescimento de mercado. Pode ser difícil começar, mas já existem ferramentas de automação para diversos tipos de gestão, como a Repom.
A Repom é uma empresa de gestão e logística para o pagamento de despesas no transporte rodoviário de carga. Trata-se de um serviço que facilita o dia a dia das transportadoras, caminhoneiros e também dos postos de combustível.
Tipos de cartão Repom
A Repom oferece três tipos de cartões para serem usados no pagamento do frete, mas independente de qual a transportadora adotar, a empresa não paga taxas e nem anuidade, apenas o investimento em operações relacionadas às redes bancárias, como saques e transferências.
Cartão Frete Repom
Com esse cartão o caminhoneiro consegue receber o valor do frete de maneira rápida. O acesso ao controle do saldo e extrato também é simples: pode ser verificado por aplicativo, SMS, nas unidades do Clube da Estrada localizadas na rota ou mesmo em qualquer posto credenciado.
Cartão Vale-Pedágio Repom
Após o gestor definir a rota que o caminhoneiro autônomo deverá fazer, é calculado automaticamente o valor de todos os pedágios e somados ao valor do frete. No momento da contratação, o motorista recebe o cartão que poderá sacar o dinheiro na filial da emissão do frete ou em qualquer posto credenciado. A diferença desse cartão da Repom é que o valor dos pedágios estão separados do valor do frete.
Cartão Corporativo Repom
Este cartão também é no modelo pré-pago com bandeira MasterCard, e permite que o gestor da frota disponibilize valores em tempo real para as despesas de viagem do motorista. O dinheiro desse cartão pode ser usado para abastecimentos do veículo, manutenções necessárias, hospedagens, restaurantes e outros.
Quais os principais benefícios do Repom?
A transportadora deve procurar a solução que melhor se encaixa no tipo de gestão, visto que existem diferentes serviços disponíveis da Repom. É importante analisar também o tipo de integração de sistemas, e se a equipe está pronta e treinada para o adoção da tecnologia. De toda forma, a gestão online e automatizada torna os processos mais previsíveis e rápidos e por isso é uma aliada para a performance da empresa.
Gestão de fretes
Para gerir os fretes é possível centralizar todos os pagamentos em uma única plataforma e com fácil integração ao TMS (Transportation Management System) ou Sistema de Gerenciamento de Transporte e também no ERP (Enterprise Resource Planning) ou Planejamento de Recursos Empresariais. Além disso, a própria Repom faz o recolhimento e conferência da documentação e retorna para empresa faturar. Nessa gestão há uma manobra para ganhos fiscais, separando o valor do pagamento do frete e do combustível. Há disponível também o aplicativo Repom e o acesso ao Portal do Contratado, que são facilidades que complementam a gestão de fretes da Repom.
Gestão de Vale-Pedágio
Além de estar dentro da legislação do Vale-Pedágio, essa solução calcula automaticamente os gastos conforme a rota traçada, sem interferência de usuários no sistema para qualquer tipo de alteração. Tem cobertura no território nacional, além de fazer atualização automática dos valores e entregar relatórios operacionais e financeiros da empresa. Essa solução da Repom permite vincular todos os veículos a um único CNPJ, o que facilita o gerenciamento das despesas com pagamento de pedágio.
Gestão de abastecimento
Com essa gestão da Repom tanto as pequenas transportadoras quanto os frotistas podem se beneficiar, pois é possível negociar o preço do diesel a partir de um único caminhão. Com o planejamento da rota é feito a previsão do consumo do veículo e, assim, calcula-se a redução de despesas. A transportadora também pode personalizar o cartão de acordo com o perfil de cada operação. Além de descontos em redes credenciadas, os postos oferecem estrutura para os caminhoneiros.
Gestão de manutenção
A ferramenta desse tipo de gestão consegue acompanhar online o ciclo de manutenção, com detalhamento técnico das peças e mão de obra de cada veículo. Oferece rede credenciada de oficinas com base nos estabelecimentos disponíveis mais próximos e com preço negociável. O gestor dessa ferramenta tem acesso à dashboard online com indicadores de redução e aumento de custo.
Sobre a empresa
Responsável, desde 1993, pela administração de mais de 6 bilhões de fretes e cerca de 3,5 milhões de viagens por ano, a Repom é referência em qualidade e tecnologia em soluções para o transporte rodoviário de cargas brasileiro. Hoje, a empresa disponibiliza um aplicativo, com download e cadastro gratuitos, para facilitar o dia a dia de caminhoneiros e transportadoras ou empresas que necessitam do serviço.
Deixe uma resposta